Dia do Orgulho Nerd – Dia da Toalha

O Dia do Orgulho Nerd é comemorado no dia 25 de maio

O Dia do Orgulho Nerd, comemorado no dia 25 de maio, movimenta milhões de pessoas ao redor do mundo para celebrar fatos importantes em diversas áreas do conhecimento

Hoje, 25 de maio de 2012, comemora-se o Dia do Orgulho Nerd, onde todos os nerds homenageiam suas culturas, seus hobbies, suas profissões, ou seja, tudo o que acontece em um mundo extremamente inteligente e  interessante. É uma data muito lembrada para celebrar a vida e a importância daqueles que já foram um dia vítimas de preconceitos e de injustiças, em ambiente escolar ou durante toda a vida.

Hoje os Nerds são mais respeitados e são vistos com um outro olhar (são considerados muitas vezes mais sexy que os demais). São inteligentes, estilosos, sarcásticos, irônicos, prestativos e, finalmente, amados. O mundo vem se transformando graças ao empenho natural de cada um em suas áreas, seja em jogos, cinema, música, literatura, tecnologia, entre outras. Certamente não tem como pensar em um mundo sem os Nerds. Não mesmo!

Para quem não sabe, a data de 25 de maio foi escolhida como o Dia do Orgulho Nerd pelos seguintes fatos:

:: Première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977;

::  Glorioso 25 de Maio para os fãs da série Discworld (homenagem ao seu escritor Terry Pratchett);

:: Dia da Toalha, para os fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias (homenagem ao seu escritor Douglas Adams).

E o que é o Dia da Toalha?

Para os nerds mais apaixonados por livros de ficção científica, a série Guia do Mochileiro das Galáxias é considerada uma das maiores preciosidades e de leitura obrigatória no mundo dos nerds.  Os livros contam a trajetória fora do comum de Arthur Dent, um típico inglês que descobre não só que Ford Prefect, um de seus melhores e únicos amigos, é um extra-terrestre, mas também que a Terra está prestes a ser destruída pelos Vogons (uma raça alienígena extremamente burocrática e mal-vista em toda a Galáxia) para dar espaço a uma nova via hiperespacial intergaláctica. Durante toda a aventura, que é narrada em seis livros, Arthur e Ford Prefect se encontram com Trillian, Zaphod Beeblebrox e o robô depressivo Marvin para viver momentos de muita diversão e confusão em outros universos, além de inserir os seus leitores nas teorias Don´t Panic e 42.

Confira do trailer do filme O Guia do Mochileiro das Galáxias, inspirado nos livros:

Diante de todo o sucesso dos livros, autor Douglas Adams (escritor e comediante britânico, responsável também pela série televisiva Monty Python’s Flying Circus) consagrou-se no mundo dos nerds. Após sua morte (causada por um ataque cardíaco), todos os anos, no dia 25 de maio, os fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias usam uma toalha em torno do pescoço, que é um grande símbolo de toda a aventura narrada nos livros.

Confira no infográfico feito abaixo pelo nerd Gil Vieira que tira todas as dúvidas sobre o Dia da Toalha (clique aqui  para visualizar a melhor):

Muitos movimentos em homenagem ao Dia da Toalha serão feitos em diversos lugares do mundo. Se você for aqui de BH, o  movimento começará hoje, às 18h, na Praça da Liberdade. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

Feliz Dia do Orgulho Nerd para todos nós \o/! E lembre-se:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s