Geração Y – A Geração das Redes Sociais

A Geração Y buscam em redes sociais espaços que vão além do "apenas se socializar"

A Geração Y buscam em redes sociais espaços que vão além do "apenas se socializar"

Atualmente, diversos estudos e pesquisas são lançados para entender melhor o comportamento da geração provinda da evolução tecnológica. A Geração Y é considerada uma geração totalmente fora do contexto das demais gerações anteriores, dotada de valores e comportamentos interligados em suas vidas em redes sociais.

Com os ambientes online, os jovens da Geração Y buscam por valores que agreguem seus ideais

Com os ambientes online, os jovens da Geração Y buscam por valores que agreguem seus ideais

A crescente evolução da tecnologia tornou esta geração mais dinâmica e categórica com toda a informação que é transmitida diariamente. Para este público, a TV e o rádio não fazem muito sentido, pois os jovens da Geração Y desejam absorver tudo aquilo de interesse próprio. Com toda a tecnologia avançada,os jovens utilizam destes recursos para benefícios próprios, fazendo com que toda a Comunicação, que um dia era apenas um receptor e transmissor, se tornar dinâmica e democrática, onde todos têm espaços para expor suas ideias e percepções. Com isto, os formatos dessas tecnologias são adaptados diariamente para atender uma crescente grande demanda desta geração, e com isto abrindo novos caminhos e horizontes.

Para gerações anteriores, é como se esta geração fosse de outro planeta, tanto por conta de seus ideais e quanto por suas personalidades fortes. Algumas empresas sentem uma grande dificuldade em conviver com esta geração, pois a hierarquia adotada entre relação de chefes e subsidiados é algo fora do comum para este público. Os jovens desta geração gostam de dar ideias, fazer comentários com suas bases de conhecimento e querem ser ouvidos, não necessariamente sempre compreendidos, mas que sejam envolvidos. Com isto, alguns conflitos são inevitáveis, mas as empresas precisam pensar que esta não é a última geração, pois outras estão surgindo e terão mais forças do que a Geração Y.

Para ajudar nestas questões, as redes sociais exercem um papel fundamental em dar espaço para suas ideias. Diversos nichos são formados nestes ambientes, no intuito de transmitir informações em diversos tipos de mídias, oferecendo interação como entretenimento. O Facebook, de fato, é a rede social destes jovens, permitindo que os mesmos compartilhem suas informações, busquem por conteúdos relevantes para complementar seus conhecimentos, indo muito mais além do que reunir apenas familiares e amigos de longa data, como outras redes sociais existentes. Assim como o Facebook, o Twitter tabém oferece uma excelente via de expressão, mesmo com poucos caracteres, onde jovens compartilham informações e, com isto, revelam a cada dia os assuntos mais discutidos, através do Trending Topics. E assim, diversas outras redes sociais, em seus respectivos formatos, torna tudo mais fácil para esta geração. Com todo este espaço, esta geração se comporta de forma colaborativa, buscando sempre novidades e ajudando sempre uns aos outros.  Diante todo este cenário, diversas empresas estão usufruindo de tudo isso, buscando cativar sempre esta geração que aparentemente comanda o mundo online.

Para entender melhor sobre a influência das redes sociais na vida dos jovens da Geração Y e da sociedade como um todo, veja no gráfico abaixo sobre o comportamento atual deste público no Facebook:

Infográfico sobre a Influência do Facebook no cotidiano da Geração Y

Infográfico sobre a Influência do Facebook no cotidiano da Geração Y

Confira abaixo um vídeo sobre a Geração Y, suas influências e seus valores:

E você, o que acha desta geração? Deixe seus comentários!

:: Geração Y – Comportamendo das Organizações com os Jovens Profissionais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s