8 de Janeiro – Dia do Fotógrafo

08 de janeiro: Dia do Fotógrafo

08 de janeiro: Dia do Fotógrafo

Hoje, 8 de janeiro, é o Dia do Fotógrafo. Imagine como seria hoje os meios de comunicação sem o recurso das imagens. Como seriam as nossas percepções? Como registraríamos os nossos melhores momentos? Meio impossível de se pensar certo? Para saber mais sobre esta profissão tão importante para todos, saiba como a mesma surgiu e como o mercado lida atualmente com os profissionais desta área.


História da Profissão Fotógrafo

Quando a França ainda vivia um período de instabilidade política, em meados do século XIX, conseqüência da Revolução Francesa e do Império Napoleônico, surgiu uma nova profissão, reconhecida mais tarde, também como arte: a fotografia.

Fotografar tornou-se uma atividade em franca expansão. Rapidamente tomou conta do mundo. Em 1853, cerca de 10 mil americanos produziram três milhões de fotos, e três anos mais tarde a Universidade de Londres já incluía em seu currículo a fotografia.

Fotografia de Che Guevara intitulada "Guerreiro Heróico"

Fotografia de Che Guevara intitulada "Guerreiro Heróico"

Em junho de 1888, com George Eastman, surge a Kodak. A fotografia tornou-se mais popular com este tipo de câmera que era bem mais leve, de baixo custo e simples de operar.

Ao longo dos tempos a fotografia desempenhou um importante papel em nossa sociedade. A sua arte pôde registrar grandes momentos da humanidade como “O homem do tanque de Tiananmen” que retrata um jovem anônimo em pé de frente a uma linha de vários tanques durante a revolta da Praça de Tiananmen de 1989 na República Popular Chinesa, ou a famosa foto de Che Guevara, conhecida formalmente como “Guerrilheiro Heróico”, onde aparece seu rosto com a boina negra olhando ao longe.

Tais imagens, e muitas outras, foram documentadas por profissionais da fotografia que, através de seu talento e de muito estudo, tornaram seu trabalho conhecido em diversas partes do mundo.

O Mercado Atual

Foto Panorâmica 360º - Nova Técnica para Fotógrafos

Foto Panorâmica 360º - Nova Técnica para Fotógrafos

O mercado tem aceitado de maneira positiva o serviço fotográfico e já é possível encontrar diversos sites de fotógrafos divulgando seus trabalhos, bem como a presença dos mesmos em diversos eventos sociais. Com tanto interesse por este mercado, bastante rentável, o grande diferencial está sendo a profissionalização na modalidade e a especialização em áreas novas. Como por exemplo, a Fotografia Panorâmica 360º; um segmento emergente que tem sido muito explorado nos setores imobiliários e da georeferência.

As especializações não param por aí, o mercado tem exigido também que os fotógrafos tenham conhecimentos em programas de computador voltados para o aperfeiçoamento das imagens, como o Photoshop CS5 e Lightroom. Para tornar as modelos cada vez mais impecáveis e as imagens cada vez mais criativas. Mas, para quem está querendo entrar no mercado o ideal é a realização de um curso profissionalizante. A faixa de salário de um fotógrafo dependerá da área da fotografia escolhida e de como ele conseguirá se destacar dentro deste meio. Por isso, o aprendizado através de cursos de fotografia é um diferencial na carreira dos fotógrafos, que melhora seus trabalhos e abre muitas portas para seu reconhecimento.

Confira abaixo o vídeo do programa Profissão Repórter – O Dia a Dia do Trabalho dos Fotógrafos que retrata os diversos tipos de fotógrafos que trabalham atualmente

Vou aproveitar o post e deixar meus parabéns à todos os fotógrafos que transformam a sociedade cada dia mais!

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s