Para Ouvir em Casa: Trilha Sonora do Filme – Cisne Negro

A perfeição dramática da trilha sonora com o filme Cisne Negro

A perfeição dramática da trilha sonora com o filme Cisne Negro

Para que um filme tão intenso e tão envolvente tenha mais dramaticidade, certamente a trilha sonora deve seguir a mesma linha da narrativa da história. Quem já viu  Cisne Negro (Black Swan – 2010) sabe exatamente que as músicas no desenrolar da história são bem impactantes.

Natalie Portman,  no Papel de Nina, em Cisne Negro

Natalie Portman, no Papel de Nina, em Cisne Negro

Quem ainda não viu (recomendo e muito este ótimo filme), Cisne Negro conta a história de Nina (Natalie Portman) uma  dedicada bailarina que, com o apoio de sua mãe, sonha em estrelar o espetáculo O Lago dos Cisnes. Ao surgir a oportunidade de estrelar o tão sonhado número, Nina se depara com uma disputa com a colega Lily (Mila Kunis), que tem mais aptidão para ser o Cisne Negro enquanto Nina se mostrava ideal para viver o Cisne Branco. Com esta rivalidade, Nina conhece seu lado mais sombrio, fazendo o espectador percorrer por suas intensas emoções  e até mesmo se assustar diante da psique de uma jovem bailarina lutanto arduamente para se tornar uma dançarina perfeita.

Natalie Portman, ganhadora do Oscar de Melhor Atriz por seu trabalho no filme, expressou sobre a sua dificuldade de voltar para a normalidade após as filmagens: “Foi um processo incrível. Primeiro, trabalhei um ano aprimorando meu balé. Já nas filmagens, era difícil voltar a ser uma pessoa normal depois da experiência do set, porque foi um momento profundo”.

Devida a natureza mais clássica do filme, a trilha sonora é mais elegante e geralmente atua em três momentos: ambiência, descrição e explosão dramática. Os momentos emotivos das músicas acompanham os momentos importantes do filme, tornando a explosão dramática mais atênue.

A trilha sonora foi produzida por Clint Mansell, que foi realizada em cima de algumas bases tradicionais da música clássica composta por Tchaikovski para o balé O Lago dos Cisnes, em 1875. “A ideia fundamental era escrever toda a trilha sonora a partir de elementos do balé de Tchaikovsky. Quer dizer, teríamos de mexer muito, mas é apenas um ponto de partida. Tínhamos algumas ideias no passado, mas quando você as coloca em prática, às vezes nãocolam”, justificando o seu trabalho, que infelizmente foi excluído da lista de indicados do Oscar.

Veja abaixo o vídeo da música “A Swan Is Born“:

Confira abaixo a tracklist da trilha sonora:

Trilha Sonora de Cisne Negro - Produzida por Clint Mansell

Trilha Sonora de Cisne Negro – Produzida por Clint Mansell

Trilha Sonora – Cisne Negro (Black Swan)
Ano: 2010

1. Nina’s
2. Mother Me
3. The New Season
4. A Room of Her Own
5. A New Swan Queen
6. Lose Yourself
7. Cruel Mistress
8. Power, Seduction, Cries
9. The Double
10. Opposites Attract
11. Night of Terror
12. Stumbled Beginnings…
13. It’s My Time
14. A Swan Is Born
15. Perfection
16. A Swan Song (for Nina)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s