Ao conceito de Inclusão Digital… Entender o que de quê mesmo?

Inclusão Digital: O termo se refere na melhora de condições de vida de uma determinada comunidade ou região com a força da tecnologia.

Inclusão Digital: O termo se refere na melhora de condições de vida de uma determinada comunidade ou região com a força da tecnologia.

Por Magno Martins

Antes de mais nada, deve-se saber o significado de Inclusão Digital. O termo se refere na melhora de condições de vida de uma determinada comunidade ou região com a força da tecnologia. Originada do termo “digital divide”, onde na língua inglesa tem um significado parecido com “divisória digital”. Com estes significados em foco, as expressões como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes tornam-se parecidas e politicamente corretas.

Ao entender o termo de inclusão digital hoje na sociedade contemporânea deve-se observar bem a linha cronológica de desenvolvimento na área de tecnologia. O que de fato avança? Retrocede? Permanece? Bom, como qualquer contexto histórico, a inclusão digital batalha por sua importância arduamente, já que em muitas autoridades acreditam que apenas pelo fato de entregar um equipamento (e nem sempre atualizado tecnologicamente) resolve todo o problema dessa exclusão. É necessário todo um estudo por trás dessas ações, para poder prever e mensurar resultados satisfatórios. Mas o fato do modismo do termo “Inclusão Digital” é tão focado, que, infelizmente, acaba perdendo o seu significado, graças aos obstáculos nomeados como impostos, burocracia e educação.

Diante desta vertente, desde a década de 90, acadêmicos e especialistas em tecnologia da informação (TI) iniciaram a uma série de debates sobre um quadro preocupante e que pouco mudou: os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, sobretudo os mais pobres, estão perdendo o boom da informação. Sem os meios necessários (computadores e laboratórios) e recursos apropriados (internet rápida, telecomunicações), esses países deixam para trás um amplo leque de opções para aquecer a economia e melhorar os baixos índices sociais.

Em uma visão mais amplificada, a citação a seguir demonstra a trajetória que a humanidade percorrer ao decorrer de sua existência diante de questões existenciais: “A história de qualquer sociedade até aos nossos dias não foi mais do que a história das lutas de classes e da organização da sociedade em classes distintas, com suas hierarquias particulares – homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo: numa palavra, opressores e oprimidos – em oposição constante e ininterrupta, aberta ou dissimulada, até a produzir uma transformação revolucionária. A sociedade burguesa não aboliu os antagonismos de classes: apenas os substituiu por novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta.”(MARX & ENGELS,2000,p.75).

Leia também
:: Inclusão e Exclusão Digital – Dois lados de uma mesma moeda no Brasil e no Mundo

:: TV Digital – Chance e/ou válvula de escape para a Inclusão Digital em massa

4 comentários em “Ao conceito de Inclusão Digital… Entender o que de quê mesmo?

  1. […] Leia também: :: Ao conceito de Inclusão Digital… Entender o que de quê mesmo? […]

  2. […] :: Ao conceito de Inclusão Digital… Entender o que de quê mesmo? […]

  3. […] Ao conceito de Inclusão Digital… Entender o que de quê mesmo? […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s